O Celebrante e a Cerimônia das Areias - Dicas e Significados
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCelebrante Marcos Lopes

O Celebrante e a Cerimônia das Areias - Dicas e Significados

Atualizado: 27 de jun. de 2020

Cerimônias alternativas, também conhecidas como rituais na cerimônia, estão cada vez mais sendo pedidas pelos noivos. Muito celebrantes de casamento oferecem essas cerimônias de diversas formas.


Essas cerimônias alternativas servem eternizar materialmente o grande dia do casal com algo lindo e simbólico. A mais solicitada atualmente é a cerimônia das areias. E você conhece?


Cerimônia das Areias em um Casamento em sítio, o que é muito indicado

Existem diversas formas de fazer a cerimônia das areias e cada celebrante defende um formato, mas a simbologia é a mesma para todas elas. Vou explicar nesse post como ela funciona e os formatos que podem ser feitos.


Basicamente, a cerimônia das areias consiste em ter um vaso vazio durante todo o tempo da cerimônia e outros potes menores com areias de cores distintas.


O que varia de celebrante para celebrante é quem são as pessoas que irão participar. Muitos gostam de fazer a cerimônia das areias com padrinhos, além de noivos e pais.


Eu prefiro que seja feito somente com os noivos, pais e irmãos, se o casal tiver. Deixa a cerimônia mais rápida e com mais significado.


Sugiro que seja feito com os padrinhos somente em casos excepcionais de serem poucos casais e o casal desejar muito envolvê-los.


Se o casal tem filhos, gosto que seja com noivos, pais e filhos. Mas sempre reforço que a escolha do casal é soberana e eles quem devem decidir quem irá participar.


No momento definido pelo celebrante (eu particularmente costumo fazer depois do momento das alianças), ele pede para que as pessoas coloquem essas areias no vaso maior.


Esse vaso maior receberá todas as areias de forma intercalada e ficará muito bonito, com as areias de cores diferentes.


O vaso decorado ficará na casa do casal e todas as vezes que eles olharem para esse vaso irão se lembrar do dia mais importante de suas vidas: o dia do casamento.


Mais importante do que a beleza do vaso que irá decorar a casa deles é a simbologia desse ato. Simboliza a união das famílias que, assim como as areias, ninguém pode separar um dia.


Eu até brinco na cerimônia que o vaso pode algum dia quebrar, acidentes acontecem, mas as areias continuarão lá, juntas e misturadas, assim como deve ser a união e a família do casal.


Afinal, quem se casa não se casa só com o noivo ou com a noiva. Quem se casa, se casa com a família do outro. No final da cerimônia das areias, faço um desafio para todos os convidados. O desafio é separar as areias novamente e claro que ninguém se habilita.


Falei lá em cima que sugiro de fazerem somente com os noivos, pais e irmãos por conta do significado. Nem sempre um padrinho é alguém da família e perderia um pouco o sentido de colocá-los nessa cerimônia.


Muitos casais me procuram e na hora da reunião e toco no assunto da cerimônia das areias, eles se recusam a fazer na hora.


Isso acontece porque já viram a cerimônia das areias em outros casamentos e não gostaram. O problema ai é o Celebrante que fez. Muitos deixam a cerimônia das areias cansativa.


O correto é o celebrante fazê-la de forma dinâmica e explicando todo o significado. Uma música de fundo no momento que as pessoas estão colocando as areias dá um toque ainda mais especial para esse ato tão lindo.


Eu acho a cerimônia das areias linda. Se você ficou curioso e que ver uma cerimônia das areias muito bem feita por esse celebrante que vos fala, clique aqui. Só não esqueça do lenço porque vai precisar.. Hahaha


175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page