Conhece a Cerimônia do Baú/Vinho? O Celebrante Marcos Lopes conta tudo!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCelebrante Marcos Lopes

Conhece a Cerimônia do Baú/Vinho? O Celebrante Marcos Lopes conta tudo!

Atualizado: 27 de jun. de 2020

Ola Pessoal!

Espero que estejam bem... :)


No último post, falei sobre a cerimônia das areias, que é uma cerimônia alternativa e tem o papel de eternizar o grande dia do casal unindo as famílias dos noivos em um vaso lindo cheio de cor e significado.


Hoje é a vez de falar sobre a cerimônia do baú, que também pode ser chamada de cerimônia do vinho. Uma outra opção que serve para eternizar o grande dia do casal.


Celebrante Marcos Lopes realizando a cerimônia do baú no casamento do Adriano e da Marcela

Essa cerimônia alternativa consiste em ter um baú no altar durante todo o tempo da cerimônia. Os noivos devem escrever uma cartinha com votos para o outro e devem pedir para os pais e padrinhos também escreverem algo e levarem para a cerimônia.


No final, o celebrante pede para todos (noivos, padrinhos e pais) colocarem esses votos dentro do baú, que será lacrado por alguém da família do noivo. A a chave fica com a família da noiva.


O baú fica na casa do casal para que eles possam lembrar do dia do casamento todas as vezes que olharem para ele.


Esse baú se torna a partir de então uma cápsula do tempo, que deverá ser aberta 5 anos depois, quando o casal tiver comemorando as bodas de madeira.


Será o dia de comemorar os 5 anos de casado de uma forma diferente. Vão abrir o baú, lembrar o quanto se amam com a carta que escreve, renovar os votos por mais 50 anos e lembrar o quanto os padrinhos e pais desejaram o bem a eles.


Sempre digo que esse 5 anos é a regra. A gente espera que não aconteça, mas se por acaso acontecer alguma crise no relacionamento, o casal deverá quebrar a regra e abrir o baú antes dos 5 anos.


Com isso, irão ler a carta que escrevem um para o outro nesse momento tão importante de suas, lembrar porque estão juntos, ver o quanto os padrinhos botaram ficha no relacionamento e irão reatar o relacionamento ainda mais fortes do que estavam.


Eis que vocês me perguntam: E por que você falou que também é conhecida como cerimônia do vinho? E eu respondo.


Se o casal preferir e se fizer sentido para eles, além de colocar os votos dentro do baú, pode ser colocado uma garrafa de vinho e duas taças.


Com isso, além de comemorar lendo os votos, irão beber o vinho que estará envelhecido por 5 anos. Ou então, no caso de uma crise, o vinho irá servir para refrescar a cabeça e reatar o relacionamento de uma forma diferente.


Costumo dizer que o vinho é a cereja do bolo, afinal, o mais importante mesmo são as cartas que estarão dentro do baú. Mas se o casal gostar de vinho faz todo sentido e indico fazer.


Gostaram? Se não conseguiu compreender somente com o que escrevi, clique aqui e veja um vídeo lindíssimo da cerimônia do baú.


E não esqueça do lenço, creio que vá precisar! :)


377 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page