Buscar
  • Celebrante Marcos Lopes

Elopement Wedding: Como é um casamento só com noivos e o Celebrante?

Muito comum fora do Brasil, o Elopement Wedding está cada vez mais na moda por aqui também. Com a chegada da pandemia e a proibição de aglomerações, esse modelo de casamento ficou ainda mais conhecido.


Casamento a dois de Matheus e Aline no Napoleão Buffet. Foi um casamento surpresa!

Mas o que significa Elopement Wedding? Quais lugares para realizar esse tipo de casamento? Quais profissionais contratar? Qual é o papel do celebrante nesse tipo de casamento? Vou explicar tudo nesse post :)


Elop em inglês significa "fuga". Logo, na tradução literal, estamos falando de um casamento de fuga. Ou seja, um casamento em que somente o casal vai para um lugar distante de tudo e de todos para se casar, sozinhos.


Sim, sozinhos. O elopement wedding é um casamento em que as únicas companhias do casal são os fornecedores que eles contrataram para fazer o casamento acontecer. Sem pais, padrinhos e muito menos convidados.


Trata-se de um casamento muito mais intimista e minimalista. O casal irá contemplar o local escolhido e declarar o amor um para o outro, além de saírem de lá casados.


Tradicionalmente, o Elopement Wedding acontece em lugares afastados. Montanhas, praias e campo são os lugares mais escolhidos pelos casais. Mas com a pandemia, restaurantes e espaços para casamento estão apostando nesse modelo também.


Em julho, eu fiz um Elopement Wedding em um buffet na cidade de São Bernardo do Campo. Os noivos iriam se casar em novembro no formato tradicional, mas por conta da pandemia e problemas familiares, o noivo decidiu fazer uma surpresa para a noiva e promover o casamento tendo somente os dois e os fornecedores.


Para um casamento a dois, o casal precisa primeiramente escolher o local para o grande dia. O serviço de decoração é essencial para deixar o local encantador.


É importante contratar uma equipe de foto e filmagem muito criativa e competente para deixar os registros incríveis porque é o que irá eternizar o grande dia deles!


Por fim, o celebrante de casamentos é um profissional necessário para o casamento. Sem público, o celebrante precisa ser ainda mais intimista e fazer uma cerimônia com a cara do casal e que faça sentido para eles.


Alguns casais decidem contratar uma assessora para fazer todo o trabalho da organização e indicação de fornecedores.


Para um Elopement Wedding, sempre indico para os casais escolherem músicos ao vivo para deixar a cerimônia ainda mais linda. Violino, saxofone, violão são ótimas pedidas para o acompanhamento musical do grande dia.


Para celebrar um Elopement Wedding, o celebrante deve ser muito bem escolhido pelos casais. É de suma importância que o casal faça pesquisa com diversos celebrantes para ter certeza que o celebrante escolhido seja a cara do casal.


Antes da cerimônia, é importante que o celebrante faça uma reunião com o casal para entender o que eles desejam para a cerimônia e realizar algo mais intimista possível, pois essa é a proposta desse modelo de casamento.


O uso do microfone se torna desnecessário para esse tipo de casamento. Geralmente a equipe de filmagem colocar uma lapela nos noivos e no celebrante para fazer uma melhor captação do áudio, mas o microfone para a cerimônia em si não faz sentido.


Tudo indica que o Elopement Wedding veio para ficar. Ele já estava sendo realizado de uma forma bem esporádica, mas com a chegada da Pandemia ele tomou muita força e deve continuar sendo realizado.


Por isso, indico os espaços de casamento para se adaptar a essa nova realidade. Casamentos a dois e mini wedding vieram para ficar tanto por conta da situação financeira do país e porque muitos casais querem fazer algo mais intimista mesmo.


#elopement #elopementwedding #miniwedding #celebrantedecasamentos ¨#cerimoniaintimista





3 visualizações
Manda uma mensagem e eu te retorno :)