Celebrante de Casamento ou Cerimonialista de Casamento?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCelebrante Marcos Lopes

Celebrante de Casamento ou Cerimonialista de Casamento?

Atualizado: 27 de jun. de 2020

Ola Fanáticos por Casamento!


Pessoal, criei esse Blog para compartilhar os eventos que faço e dos meus pensamentos sobre o ramo, principalmente voltado para a parte de cerimônia de casamento. Espero que gostem do conteúdo aqui descrito.


Irei colocar as minhas opiniões aqui sobre cerimônias de casamento ou qualquer outra tema que vier na mente, portanto, fiquem à vontade para concordar, discordar, sugerir, reclamar.... :)


Celebrante de Casamento ou Cerimonialista? Eis a questão...
Cerimônia de Casamento na Praia

O primeiro tema que gostaria de abordar aqui é sobre o termo utilizado para o celebrante de casamento. Afinal, é celebrante de casamento ou cerimonialista de casamento?


Vemos na Internet alguns profissionais se posicionando como cerimonialista de casamento e outros como celebrante de casamento. Mas qual é o certo?


Eu, Marcos Lopes, sigo em partes o conceito determinado pelos profissionais do Novo Cerimonial que diz: Celebrante Social é o profissional que faz a celebração do casamento ou a cerimônia de debutante. Cerimonialista é quem organiza o evento, ou seja, a assessora do evento.


Mas a pergunta é: Por que em partes? Pra mim esse conceito é bem claro e faz muito sentido, porém para todos os lugares que ando, as pessoas (do ramo ou não) sempre me chamam de Cerimonialista de Casamentos. Ou seja, é a palavra utilizada pela maioria das pessoas.


Na minha monografia da pós graduação que terminei no ano de 2019, fiz uma pesquisa com 200 pessoas que já fizeram ou estão pensando em fazer casamento e 55% das pessoas disseram que o nome que dão para o profissional que realizam o ato da cerimônia é CERIMONIALISTA!


Nessa pesquisa, o nome "Celebrante de Casamentos" teve apenas 30% de resposta. Os outros 20% ficaram com outras nomenclaturas, tais como mestre de cerimônias, juiz de paz e outros.


A famosa enciclopédia livre Wikipedia diz que o cerimonialista é o profissional que organiza o casamento e o celebrante é aquele que celebra o casamento de forma religiosa ou não.


O maior portal de casamentos da Amécia Latina separou no seu guia de fornecedores a nomenclatura de Cerimonialistas e Celebrante só muito recentemente. Antes, se você quisesse contatar um celebrante de casamentos tinha que entrar no guia de cerimonialistas.


Mesmo assim, em algumas partes desse portal e até mesmo na premiação anual que eles fazem (Casamentos Awards, que inclusive ganhei por 3 anos consecutivos) existe uma categoria única denominada Cerimonialista. Os celebrante também ganham, mas estão nessa categoria.


Portanto, diante de todo exposto acima, para o meu posicionamento nas Mídias Sociais, Site e Google, divulgo tanto como Celebrante de Casamento e como Cerimonialista de Casamento porque a denominação correta (Celebrante) ainda não está amplamente divulgada e é de extrema necessidade que meu posicionamento continue em ambas levando em consideração esse fato.


Para debutante, formaturas e evento corporativo, entendo que sou Mestre de Cerimônias!!

Fiquem com Deus e até a próxima!! :)


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page