Casamentos para membros da Congregação Cristã no Brasil (CCB): como um celebrante de casamento pode ajudar a tornar esse momento ainda mais especial
- Celebrante Marcos Lopes
- 14 de jul.
- 3 min de leitura
Casar é um momento único na vida de um casal. E para membros da Congregação Cristã no Brasil (CCB), esse momento carrega ainda mais significado, pois é marcado por fé, doutrina, reverência e um profundo compromisso com Deus. Por isso, quando se pensa em realizar uma cerimônia especial, é essencial que tudo seja conduzido com respeito aos princípios da igreja e com muita sensibilidade espiritual.
Como celebrante de casamentos, tenho tido a honra de conduzir cerimônias para casais de diversas crenças, incluindo membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB). E o que aprendi, acima de tudo, é que o papel do celebrante é acolher a história do casal com reverência, escuta e cuidado, respeitando sua fé e suas escolhas, sempre!

A cerimônia além das formalidades
O ancião (líder da CCB) não realiza cerimônias de casamento, por isso, os casais buscam alternativas para realizar a sua cerimônia. Como na maioria das vezes, são casais jovens, eles buscam um celebrante que saiba unir os princípios da sua religião com uma cerimônia mais moderna e divertida.
É aí que entra o trabalho de um celebrante profissional: alguém que pode construir uma cerimônia personalizada, respeitosa e significativa, sem interferir nos princípios da fé do casal, mas valorizando sua trajetória, sua união e a presença de Deus na vida deles.
Na maioria dos casamentos, os noivos optam por convidar um líder da sua comu (geralmente o cooperador de jovens) para fazer uma bênção ao casal. Costumo colocar esse momento na hora das alianças que fica muito representativo para todos ali presentes. Trata-se de um momento muito sagrado para eles, por isso, sempre peço para a equipe de vídeo não gravar esse momento.
Não é comum fazer o religioso com efeito civil para os casais da CCB porque estaria envolvendo outra denominação religiosa na parte burocrática do casamento e também porque a Certidão de Casamento não sai na hora. Portanto, alguns casais fazem o civil no cartório dias antes ou levam um juiz de paz em diligência até o local da cerimônia. Mas, como sempre, a escolha é sempre do casal!
Como funciona a cerimônia com um celebrante?
Ao celebrar um casamento para membros da CCB, procuro sempre:
Escutar a história do casal com atenção e respeito
Entender quais são as particularidades e doutrina da CCB
Honrar os valores espirituais e a importância da fé
Conduzir o momento com sobriedade, leveza, descontração e emoção
Não fazer qualquer prática que vá contra os ensinamentos da igreja
Ter Deus presente em todos os momentos da cerimônia
Tudo é construído a partir da vontade do casal e sempre com muito cuidado para que a cerimônia seja verdadeira, sensível e acolhedora para todos.
Fé, amor e respeito: uma cerimônia feita para vocês
Se você é membro da Congregação Cristã no Brasil e está buscando uma forma de celebrar seu casamento com amor, fé e sobriedade, saiba que é possível fazer isso de maneira respeitosa, emocionante e única.
Será um privilégio caminhar ao lado de vocês nesse capítulo tão importante da vida, com total respeito às suas convicções e com todo o cuidado que esse momento merece.
Entre em contato e vamos conversar. A sua história merece ser contada com verdade e celebrada com o coração.
Comentários