top of page

A importância de contratar um celebrante profissional para o seu casamento

  • Foto do escritor: Celebrante Marcos Lopes
    Celebrante Marcos Lopes
  • 16 de jun.
  • 3 min de leitura

Planejar um casamento é escolher com carinho cada detalhe que tornará aquele dia único: o local, a decoração, as músicas, foto e vídeo, o vestido… E, entre tantas decisões, uma das mais importantes e, muitas vezes subestimada, é: quem vai conduzir a cerimônia?

Nos últimos tempos, tem se tornado comum casais convidarem um amigo próximo ou um familiar para assumir o papel de celebrante. A intenção, claro, é linda: alguém querido contando a história dos noivos, trazendo afeto e informalidade ao momento. Mas será que essa escolha garante o que os noivos mais desejam: uma cerimônia emocionante, com tempo adequado, fluida e inesquecível?

celebrante profissional de casamento Marcos Lopes
Celebrante Marcos Lopes conduzindo uma cerimônia

Amor e boas intenções não bastam

Um celebrante profissional não é apenas alguém que sabe falar bem. Ele tem experiência para lidar com imprevistos, sensibilidade para conduzir as emoções e, principalmente, conhecimento técnico para falar em público, habilidade com microfone e saiba construir uma cerimônia que reflita o casal com verdade sem deixar o nervosismo tomar conta ou o improviso comprometer a experiência.

Uma pessoa próxima pode se emocionar demais, se perder nas palavras, se alongar, ser curto demais ou não saber como tornar a cerimônia envolvente para todos os convidados. Na maioria das vezes, ela conhece mais um dos dois e acaba deixando a cerimônia tendenciosa a falar mais do noivo ou da noiva e isso é muito desagradável. Além disso, ela não necessariamente tem repertório para lidar com diferentes perfis de público e casais. E tudo isso faz diferença!


A experiência é o principal desafio


Um bom celebrante profissional se dedica exclusivamente a criar momentos que serão lembrados para sempre. Ele sabe como encontrar o tom certo, seja mais leve e divertido, ou mais tradicional e emotivo. Sabe a hora de fazer rir e a hora de fazer chorar. Trabalha com roteiro, escuta ativa e domínio de fala.

E tudo isso com empatia, escutando o casal e respeitando sua história, suas crenças e seus desejos. Sendo ele muito bom, fará com que seus convidados fiquem na dúvida se é um celebrante ou algum amigo/familiar (recebo esse feedback de todas as cerimônias que eu faço!) porque vai fazer a sua cerimônia com detalhes da vida do casal e sem leitura.

Além disso, um profissional qualificado dá segurança ao casal. Desde a primeira reunião até o grande dia, tudo é planejado com cuidado, atenção e responsabilidade. Contratando um bom celebrante profissional, o casal não precisa se preocupar com o que será dito, com o tempo de cerimônia, nem com o nervosismo de quem vai conduzir. Você vai apenas dizer como quer a sua cerimônia e o celebrante profissional fará com o maior amor, carinho e... experiência!


A cerimônia é o coração do casamento


É ali, diante das pessoas que vocês mais amam, que vocês vão dizer o "SIM" mais importante da vida. Por isso, vale a pena confiar esse momento a quem se preparou para torná-lo verdadeiramente especial. Isso também vale para outros profissionais (ou você vai escolher um amigo que não é fotógrafo, mas tem uma câmera e boa vontade para fazer as fotos do seu casamento, correndo o risco de não ter registros profissionais do momento mais importante da sua vida?)

A emoção pode (e deve) estar presente, mas com estrutura, acolhimento e profissionalismo. Porque uma boa cerimônia é como uma bela trilha sonora: ela embala o momento, toca quem ouve e fica para sempre na memória.

Se você quer um casamento com alma, significado e emoção na medida certa, considere com carinho: contratar um celebrante profissional é um investimento no que há de mais importante no seu grande dia, a sua história. É a cerimônia a porta entrada do seu casamento, é o motivo pelo qual o evento está acontecendo. Não é momento de correr risco. Se faz questão que um amigo ou familiar fale na hora da cerimônia, ceda 5 minutinhos para que ele fale algumas palavras (fica lindo!), mas não deixe toda a cerimônia nas mãos de alguém que não trabalha com isso. Pode custar muito caro!

 
 
 

Comments


whatsapp botao_edited.png
bottom of page