5 Dicas para Celebrantes em Casamentos na Praia
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCelebrante Marcos Lopes

5 Dicas para Celebrantes em Casamentos na Praia

Atualizado: 28 de jun. de 2020

Para aqueles que já foram assistir a um casamento na praia, sabem quão especiais eles são. Tudo é diferente: o clima, os trajes e claro a cerimônia precisa acompanhar todo esse contexto.


Quando a cerimônia é pé na areia, o casamento fica ainda mais especial e incrível! Nesse post, vou dar algumas dicas para os celebrantes que nunca fizeram uma celebração de casamento na praia para assim que tiver a oportunidade fazer com mais bagagem.

Trago também ideias para os casais que desejam contratar um celebrante para o seu casamento e não sabe por onde começar.

Celebrante Marcos Lopes na cerimônia da Tauanny e do Diego. Casamento pé na areia

1º Traje - Casamentos feitos na praia exigem trajes diferentes. Devido a temperatura do local, os noivos geralmente escolhem trajes mais leves e pedem para os convidados fazerem o mesmo.


Nada de terno e gravata para os homens e tampouco vestidão de gala para as mulheres.


Com isso, é importante que o celebrante de casamentos tenha a mente aberta para ir trajado a caráter, afinal se somente o celebrante estiver de terno e grava na cerimônia, a escolha do casal não fará sentido.


Eu, particularmente, costumo usar calça bege e uma camisa branca. Já usei bermuda também. O traje será sempre de acordo com que o casal deseja, por isso sempre é indicado conversar com eles antes e ir de acordo com que o contexto pede.


2º Decoração - O ambiente praiano já traz um clima especial e serve como decoração para a cerimônia.


Os casais devem usar e abusar da criatividade para fazer uma decoração que seja simples e que sirva para deixar o local ainda mais lindo.


Arcos redondos no altar, como o da Jenifer e do Fabrício (ao lado) é uma ótima escolha.


Importante pensar o local onde os convidados irão sentar durante a cerimônia. Os bancos da cerimônia sempre dão um toque especial para a decoração do local.


3º Cerimônia das Areias - Se tem um ritual que combina com cerimônias na praia é a cerimônia das areias.


Faz todo sentido porque o casamento está sendo feito na areia e os convidados ficam maravilhados com essa cerimônia


Muitas vezes, o casal pode colocar em um dos potes a própria areia da praia para que o momento mais especial fique eternizado e a lembrança seja contínua.


Já fiz cerimônia do baú em casamentos na praia e também fica lindo, mas quando é casamento na praia a minha indicação como celebrante é fazer a das areias.


4º Horário de início da cerimônia - Muitos casais sonham em fazer casamento na praia para que a cerimônia termine com um por-do-sol de tirar o fôlego, mas essa escolha precisa ser muito bem pensada.


É sempre importante deixar uma margem de segurança com a questão do horário porque se acontecer algum atraso a cerimônia vai acabar no escuro.


Minha indicação é sempre marcar para iniciar às 16:00. Com isso, caso haja algum atraso a cerimônia ainda acontecerá durante o dia e as fotos não são prejudicadas. Se começar no horário, irão pegar o por-do-sol nas fotos pós cerimônia.


Se marcarem para às 17:00 ou mais, qualquer atraso que seja já fará com que a cerimônia inicie no claro e termine no escuro.


5º Cerimônia leve - O clima de praia não combina com formalismos excessivos.


Com isso, é fundamental que o celebrante deixe a cerimônia ainda mais leve, intimista e descontraída.


Curta sempre o ambiente que a praia e o mar proporciona para todos e deixe fluir.


Faça uma cerimônia tranquila, como um mar calmo. A paz e o amor do casal deve prevalecer sempre, principalmente, em casamentos na praia.


Sou apaixonado por casamentos realizados na praia, seja pé na areia ou não.


O que acho mais incrível é o fato de as pessoas que estão passando na praia com roupas de banho acabam virando parte da paisagem.


Muitos deles param para assistir o casamento também, afinal a praia é pública e pode passar quem quiser.


Nunca tive casos de banhistas atrapalharem a cerimônia, muito pelo contrário. Acabam curtindo, sorrindo, chorando, aplaudindo e tirando foto como se fosse um convidado mesmo.


É importante que os casais procurem saber sobre custo da prefeitura para fazer casamento pé na areia.


As prefeituras costumam cobrar para a autorização e se não tiverem autorizados podem pagar multas altas.


O horário que a maré sobe precisa ser levado em consideração principalmente quando é casamento pé na areia, afinal, você não vai querer que seu casamento seja uma tragédia né?


Se a maré subir mais do que deveria pode acabar com a sua cerimônia e, consequentemente, o seu sonho.


É isso pessoal. Espero que tenham gostado do conteúdo e encorajo aqueles que desejam se casar na praia para fazer porque não irão esquecer nunca desse dia.


Ou então para os casais que já são casados, indico fazerem renovação de votos na praia. Vão ver que o clima é único e irão proporcionar uma experiência incrível para os seus convidados.








657 visualizações0 comentário
bottom of page